Com a proximidade da Páscoa, que será celebrada no próximo domingo (31), igrejas da Arquidiocese de Santa Maria já iniciaram as atividades da Semana Santa. Em alguns locais, as celebrações ocorreram ainda na tarde e noite de sábado (23). A iniciativa busca refletir sobre os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na tarde deste domingo (24), o Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira recebeu o público em missas celebrativas. Enquanto Guardião do Santuário há 6 anos, Francisco Oliveira, 55, acompanha a movimentação que antecede a Semana Santa.
– Todos os anos, temos uma grande quantidade de pessoas aqui, porque é a preparação para a Páscoa. É algo muito bonito de ver. As missas lotam, ainda mais em Domingo de Ramos. Então, é gratificante estarmos aqui – afirma Oliveira.
Em entrevista ao Diário, o pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, Cristiano Quatrin, falou sobre o planejamento para a Semana Santa deste ano:
– Nossa expectativa é de que as pessoas realmente se sintam tocadas pelo chamado do Senhor e venham participar. Não podemos estimar quantidade de pessoas, mas queremos que todos venham. Já sentimos neste Domingo de Ramos uma intensidade de pessoas. Todas as missas estavam praticamente lotadas e queremos que, assim seja, em todas as igrejas para que possamos nos fortalecer e seguirmos o ano animados pela experiência da ressurreição.
A programação segue até o dia 31 de março.
Sincronia
Neste ano, algumas celebrações como a Missa da Ceia do Senhor, Via Sacra, Paixão do Senhor e Vigília Pascal devem ocorrer no mesmo horário, em qualquer Igreja Matriz da Arquidiocese. Segundo Quatrin, o modelo foi implementado no ano passado e busca tornar mais acessível a programação para população.
– Para quem chegar em Santa Maria e quiser participar do tríduo pascal, todas as igrejas da cidade terão missas no mesmo horário. Não importa se é aqui (Santuário Basílica) ou em outra igreja. O importante é participar. O nosso desejo é de que toda Santa Maria se movimente e participe, porque a Páscoa é o centro da vida cristã. É o centro da nossa fé. Não podemos deixar passar despercebido. Não é um feriadão. A Páscoa é um tempo de experiência profunda no amor de Deus – conclui o reitor.
Confira a programação:
Quarta-feira Santa (27)
Procissão de Encontro em Santa Maria
- 20h – Saída da imagem de Nossa Senhora das Dores da Paróquia Nossa Senhora das Dores
- 20h – Saída da imagem do Senhor dos Passos da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim
- 20h30min – Encontro com Sermão das 7 palavras na Catedral Metropolitana, com Dom Leomar Brustolin
Quinta-feira Santa (28)
Na Catedral Metropolitana
- 10h – Missa da Unidade, com renovação das Promessas Sacerdotais e Benção dos Santos Óleos e Consagração do Crisma
Em todas as Igrejas Matriz da Arquidiocese
- 20h – Missa da Ceia do Senhor com Vigília
Sexta-feira Santa (29)
Em todas as Igrejas Matriz da Arquidiocese
- 9h – Confissões e Via Sacra (Dom Leomar celebrará em Santo Antão)
- 15h – Celebração da Paixão do Senhor (Dom Leomar celebrará em São Sepé)
Sábado Santo (30)
Em todas as Igrejas Matriz da Arquidiocese
- 9h – Confissões
- 20h – Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (31)
Conforme horários de cada Paróquia
- Na Basílica Medianeira: 8h, 10h, 16h, 18h, sendo a das 8h presidida por Dom Leomar